Seu alimento é feito do que?

14/04/2016 18:13

consumidorbrasil.com.br; guiadenutricao.com.br; superinteressante.com.br

Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior das prateleiras dos supermercados. Essa cultura tem se enraizado no nosso dia a dia basicamente por sua praticidade, já que os produtos vêm prontos ou semi-prontos e nós temos cada vez menos tempo destinado a cozinhar. É um moderno e terrível círculo vicioso, especialmente se pensarmos que, para conseguirem a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos.

Resumidamente, podemos dizer que conservantes são substâncias químicas - naturais ou sintéticas -, adicionadas aos produtos com o propósito de aumentar o tempo de vida útil do mesmo, protegendo-o contra bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para o uso.

Embora o uso desses produtos químicos deva ser discriminado nas embalagens dos alimentos, o nome de muitos deles vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais ou industrializados.

Entre os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados nós podemos destacar o uso de Corantes, Aromatizantes, Conservantes, Antioxidantes, Estabilizantes e Acidulantes, que geralmente realçam cor, sabor e o apetite visual dos produtos, além de garantirem maior durabilidade a eles.

Enquanto os órgãos competentes juram de pés juntos que nenhum conservante é liberado sem uma bateria de testes, existem casos comprovados de conservantes que eram utilizados amplamente e foram proibidos depois de muito tempo. Curioso?  

Vendo por essa ótica, aquele Nuggets já não parece tão inofensivo assim, não é? Aquele suco de caixinha, comparado ao refrigerante, também fica longe de ser um substituto inteligente e saudável. Enfim, os exemplos podem seguir uma vasta lista, com itens como salsichas, iogurtes, massas, bolos, margarinas, sorvetes, biscoitos, entre tantos outros.  

Como dissemos anteriormente, no mundo de hoje - corrido e imediatista -, a tentação de consumir alimentos que sejam práticos e rápidos é muito grande. Fica cada vez mais difícil fugir completamente do hábito de consumir alimentos hiper-processados ou com muitos aditivos alimentares, mas você pode fazer a diferença reduzindo o máximo possível o seu consumo, diminuindo consideravelmente a quantidade e mesclando com alimentos orgânicos, in-natura. É indispensável também cortar os refrigerantes da sua dieta, bebidas extremamente ácidas e sintéticas. Substitua-os por sucos naturais ou polpas congeladas.

Outro hábito que deve ser construído é o de se informar previamente sobre o que são os ingredientes que você está consumindo, o de ler os rótulos e a lista dos ingredientes dos alimentos. Você sabia que a ordem dos ingredientes que aparecem em cada produto é o de maior quantidade pro de menor quantidade existente nele? Portanto, fique atento a isso. Em um chocolate, por exemplo, se na ordem dos ingredientes você ler “manteiga de cacau” antes de “massa de cacau”, o chocolate certamente terá mais gordura do que cacau.

Fique atento. A indústria alimentícia é um negócio muito grande onde, muitas vezes, os lucros obtidos estejam acima da saúde. Mas também vai de você fazer a diferença, buscando as melhores alternativas disponíveis.

Conversar pelo Whatsapp
Olá estamos esperando seu contato!
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!