Afinal por que todo mundo está falando sobre o Sarampo?

28/01/2019 18:05

Ação Social Santa Casa Saúde - Informe nº02/2019
Porque a doença estava erradicada no Brasil e nos últimos meses foi reintroduzida com casos confirmados em diversos Estados, tornando-se uma grande preocupação nacional.


Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus e em 2017, infelizmente em 20 estados e no Distrito Federal a meta de imunizar 95% das crianças não foi alcançada.


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral grave e que pode matar. E a vacina é a única prevenção existente sendo fornecida o ano todo pelo Ministério da Saúde e disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.


O vírus se desenvolve rapidamente no nariz e na garganta sendo liberado em pequenas gotículas pela saliva através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa infectada por isso pode se propagar rapidamente.
Não existe tratamento específico para sarampo, após o diagnóstico o médico irá indicar tratamentos para aliviar os sintomas, como ficar de repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e medicamentos antitérmicos para baixar a febre.


Todas as pessoas devem ser vacinadas - com exceção de gestantes e pessoas com imunidade afetada – entre os 12 meses de vida e os 49 anos que nunca tenham se vacinado contra o sarampo ou que não sabem se foram ou não imunizadas. Quem tem mais de 50 anos não precisa se vacinar porque provavelmente já teve contato com a doença.

Quem não se vacina coloca em risco sua vida, a de seus familiares e outras pessoas que convive, contribuindo para o aumento de doenças.

A prevenção ainda é o melhor remédio, uma vez imunizado você está protegido para a vida toda.

Fontes:
http://www.ans.gov.br/combate-a-epidemia-de-sarampo
http://portalms.saude.gov.br/saúde-de-a-z/sarampo
 

Conversar pelo Whatsapp
Olá estamos esperando seu contato!
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!