CNS Cartão Nacional de Saúde - Você sabe para que serve?

04/03/2019 15:18

Ação Social Santa Casa Saúde - Informe nº05/2019

O Cartão Nacional de Saúde - CNS é um documento que pode ser considerado a “identidade da saúde” e todo cidadão brasileiro e estrangeiro residente no país deve ter o seu, mesmo as pessoas com plano de saúde.

O órgão regulamentador das operadoras de planos de saúde, a ANS, através do Artigo 26 da Resolução Normativa Nº 295 exige que as operadoras de saúde enviem, com os dados de todos os seus beneficiários, o número do CNS.

O número é obtido nas unidades de saúde e também pode ser emitido nos hospitais no momento de um atendimento eletivo, de urgência ou emergência, sendo necessário documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço.

O Ministério da Saúde, através do CADSUS - Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS, alimenta outros sistemas que demandam a identificação dos indivíduos no momento em que utilizam os serviços de saúde públicos e privados, gerando assim dados epidemiológicos, o conhecimento das necessidades existentes por região, as principais doenças, entre outras informações, permitindo aos gestores a avaliação dos riscos, planejamentos, desenvolvimento de ações e programas de prevenção e a formulação de políticas de saúde.

Na identificação do plano de saúde tem que constar o número do cartão nacional de saúde (CNS). Se a sua carteirinha está sem este dado, não se preocupe, pois estamos gradualmente fazendo as substituições

Conversar pelo Whatsapp
Olá estamos esperando seu contato!
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!